18 de junho de 2010

O Livro


O livro é muito mais do que um conjunto de folhas... O livro transmite-nos emoções, faz-nos embrenhar numa história que não é a nossa, mas que por momentos parece ser. Já vivi muitas experiências com livros, e o mais interessante é que a experiência é sempre diferente com todos eles. Já li livros que me mudaram a vida, que alteraram a minha maneira de pensar e viver e que me fizeram ver muitas coisas de uma maneira diferente. Já me fizeram ficar obcecada de uma maneira que não imaginava ser possível, em que só descansava quando o lesse de uma ponta à outra.
Acho que os livros transmitem mensagens bastante positivas, embora algumas nem sempre sejam muito perceptíveis. Admiro bastante os escritores, principalmente os das minhas obras preferidas, porque não acho a escrita fácil, nem acho que seja fácil passar a mensagem correcta, como alguns conseguem fazer. Já li vários livros mais do que uma vez e alguns são como um tesouro para mim. Estou sempre a ler qualquer coisa e estou constantemente a dar uma espreitadela aos meus livros preferidos. Tenho livros que são como ‘Bíblias’, onde se encontram frases que se tornaram o meu lema de vida. Há outros livros que me abriram os olhos, e que me despertaram para realidades que não sabia que existiam.
Acho que os adolescentes não gostam muito de livros, porque é difícil para eles encontrar o tipo de livro que mais gostam. Quando descobri o meu tipo, passei a ser uma grande consumidora de livros, e penso que para além de os livros nos tornarem pessoas muito mais cultas (pois desenvolvem a nossa capacidade de escrever e interpretar) também nos tornam pessoas melhores, mais sensíveis e também bem mais sonhadoras.

Inês Rocha - 8ºE

1.º Prémio - 3.º Ciclo

1 comentários:

Unknown disse...

Excelente reflexão, Inês. É isso mesmo, há livros que nos marcam. Merecido primeiro prémio. Espero que continue a trilhar o caminho dos livros.
beijinho.